Crianças com necessidades especiai sem aula em TBV

Crianças com necessidades especiai sem aula em TBV

Crianças com necessidades especiais estão sem aulas em Tabocas do Brejo Velho. Pais denunciam gestão municipal

Crianças com necessidades especiais deixam de assistir a aulas na rede municipal de Educação em Tabocas do Brejo Velho (BA) devido a uma reforma tardia nas instalações das escola Reino da Alegria e Creche professora Angelina.

Com o ano letivo de 2023, já iniciado em outras unidades educacionais do País e do próprio município em pleno funcionamento é uma realidade que difere das crianças matriculadas no maternal na creche Professora Angelina e no pré 1 e 2 na escola Reino da Alegria, localizados no município de Tabocas do Brejo Velho. Hoje 04 de abril de 2023, o poder público municipal se quer se manifestou com uma provável data de retorno das aulas dessas crianças.

A Constituição da República Federativa do Brasil, assegura que a educação, direito de todos e dever do Estado.

Foi apurado por nossa equipe de reportagem que o atraso do início das aulas, se deve a uma reforma na Escola Reino da Alegria, onde estão matrículados crianças do Pré 1 e 2, primeiro e segundo ano, e como a reforma iniciada foi tardia e em todas as dependências da unidade, para que supostamente as crianças do ensino fundamental não ficassem sem aulas, sendo as turmas do 1° e 2° ano levadas para o prédio da creche, onde funciona o maternal, ficando prejudicadas as que ali deveriam estar, e sem previsão de quando retornarão, agindo a prefeitura municipal de Tabocas do Brejo Velho em desacordo com a lei 12.797/2013 que dispõe sobre a obrigatoriedade da Educação Infantil.

Com a mudança e as reformas, as crianças portadoras de necessidades especial do Município de Tabocas do Brejo Velho no oeste do estado, estão ainda sem atendimento de profissionais como psicopedagogo e psicologo educacional, pois tais atendimento eram realizados nas dependências da Creche municipal. Os atendimentos são garantido pela Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012) e dever do município prove-los.

No vídeo a abaixo, Fernando de apenas 3 anos de Idade, não consegue entender porque não pode ir pra escola, a criança que é autista necessita de cuidados especiais para viver uma vida normal. A mãe do pequeno Fernando, Sra Uilma,contou a nossa equipe de reportagem, que a criança passa dias com a mochila nas costas e, muitas vezes, ela só consegue tirar quando ele dorme, demonstrando a necessidade de está inserido ali entre seus coleguinhas de escola.

O dia 2 de abril foi definido pela ONU, em 2007, como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Um email foi encaminhado ao representante do Ministério Público em Serra Dourada ,porém sem resposta até o fechamento dessa matéria.